A margherita perfeita

Vai receber os amigos em casa e quer fazer bonito na pizza? O segredo da receita são os ingredientes!
Farinha: uma das mais usadas é a Caputo, farinha da marca italiana de Nápoles. 00 é o tipo da farinha, mais refinado, que é tão fina quanto um talco. No final, ela mantém a massa, mas com bordas altas.
Tomate pelado: dá para fazer molho com tomate italiano também, mas para facilitar a vida, as latas com tomate já pelado podem ser uma mão na massa. O melhor é o San Marzano, então vale ler as embalagens.
Mussarela: aqui vale a da preferência, na Bráz usamos  a do Laticínios Roni, quarta geração da família italiana, pioneira na produção de queijos.
Manjericão gigante: o manjericão gigante é um tipo que aporta mais sabor à pizza e ainda fica mais bonito na apresentação.
Azeite: para finalizar, sempre dá um sabor a mais.

Confira abaixo as receitas completas!

A massa!
Massa para forno à gás (rende 6 pizzas grandes)
15g de fermento biológico fresco, 1 colher (sopa) de açúcar, 10ml de azeite extravirgem, 1 colher (sopa) de sal, 300ml de água mineral em temperatura ambiente, 700g de farinha de trigo.

Disponha em uma vasilha o fermento biológico e o açúcar e misture até derreter. Junte o azeite e o sal. Misture com uma das mãos e junte a água. Misture mais uma vez e coloque a farinha aos poucos, trabalhando com uma das mãos. É bem mais fácil misturar a farinha em várias etapas. A massa deve levar perto de uns 10 minutos para começar a se soltar das mãos. Então, basta trabalhar mais uns cinco minutos, sem sovar, para ela ficar lisa, no ponto. Deixe descansar durante 2 horas. Faça bolas de 120 gramas e deixe descansar por mais duas horas.

O molho!
3 latas de tomate pelado italiano (400g cada uma), 1 dente de alho bem picado, 1 pitada de orégano, 1 pitada de sal

Abra as latas e deposite o conteúdo numa vasilha. Junte o alho ao tomate. Acrescente o orégano e o sal e amasse com as mãos até ficar uma pasta, sem pedaços maiores de tomate.

A margherita!
450g de massa para pizza, 100g de molho de tomate, 300g de mussarela em fatias, 8 folhas de manjericão gigante

Acenda o forno em temperatura alta (250ºC) e deixe esquentar bem. Enquanto isso, abra a massa para pizza. Coloque o molho de tomate sobre a massa e espalhe bem, usando uma colher. Deposite as fatias de mussarela e leve ao forno. Retire e acrescente o manjericão.
 

Dica!
Asse a massa em dois tempos! Coloque o disco com molho de tomate para assar por 10 a 15 minutos, retire do forno, coloque o recheio e asse por mais 10 a 12 minutos. 

pizza, BrázRaquel Geisler